quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Meu ator favorito...

Alguém que preferiu não cair na mesmice da vida de galã, e para isso, recusou convites para atuar em longas de grande sucesso e bilheterias astronômicas. Apesar de não conseguir se livrar dos suspiros das moças, Johnny Depp consolidou sua carreira escolhendo papéis sombrios e às vezes considerados bizarros. Alguns críticos defendem que seu nome no elenco é garantia de que o filme não pode ser ruim, pois mesmo se a história deixar a desejar, sua atuação vai surpreender. Mas nem sempre o astro sonhou dar vida a personagens - na sua adolescência, ele queria mesmo era ser um grande roqueiro.


Nascido em 1963 em Owensboro, cidadezinha de Kentucky, nos Estados Unidos, ainda criança mudou-se para a Flórida, onde foi criado. Cansado dos estudos, decidiu abandonar a escola aos 17 anos para tocar rock. Sua banda, que recebeu o nome The Kids, chegou a abrir shows para o músico Iggy Pop. Ainda tentando viver da música, Depp se mudou para Los Angeles com a banda, agora chamada Six Gun Method, mas a carreira não decolou. Para sobreviver, ele chegou a vender canetas pelo telefone.
Aversão ao sucesso fácil


Em 1983, Johnny Depp se casou com a maquiadora Lori Anne Allison, mas a relação durou apenas dois anos. Contudo, foi ela que o apresentou a Nicolas Cage, que se tornaria grande amigo do futuro astro e o indicaria para alguns testes. Sua estréia nas telas foi em 1984, no primeiro filme da série ''A Hora do Pesadelo''.


De 1987 a 1990, Johnny trabalhou no seriado de TV ''Anjos da Lei''. O grande sucesso da série e o assédio das fãs delinearam a sua aversão aos holofotes. Sobre a época, ele chegou a declarar: ''Eu queria morrer. Você é apenas um cachorro-quente vendido na televisão. E eu desprezo isso''.

Tentando deixar para trás a fama de ídolo adolescente, aceitou atuar em ''Cry-Baby'', no qual fazia o personagem título. O longa sobre um delinqüente que chora apenas por um olho não teve sucesso, porém, chamou a atenção do diretor Tim Burton. Em 1990, depois de fazer um teste, Depp conseguiu o papel principal em ''Edward Mãos de Tesoura''. Ao interpretar o doce e incompreendido Edward, conquistou diversos elogios e inaugurou a boa parceria com Burton. A produtiva união resultou em Ed Wood, de 1994, e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, lançado em 1999. A mais recente novidade da dupla é o remake de ''Alice no País das Maravilhas".

Outro marco na carreira de Depp foi ''Don Juan de Marco'', em que contracenou com Marlon Brando. Apesar da película mostrar um Don Juan que é internado como louco e conversa com um psiquiatra, o longa sobre o conquistador reforçou o status de Depp como sex symbol mundial.

Papel em aventura rende indicação ao Oscar


O rigor em escolher os personagens de seu interesse levaram o astro a mostrar toda sua versatilidade, na maior parte das vezes com papéis dramáticos, como em ''Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador''. Contudo, sua primeira indicação ao Oscar veio com uma aventura cheia de comédia da Disney.


Em ''Piratas do Caribe'', de 2003, Depp viveu o pirata Jack Sparrow, um tipo engraçado e com fama de maluco. O sucesso do longa foi tamanho, que a Disney pretende lançar uma seqüência. Considerado o azarão entre os indicados, ele não conseguiu mesmo o prêmio de 2004. A estatueta de melhor ator ficou com Sean Penn por seu trabalho em ''Sobre Meninos e Lobos''.

Com ''Em Busca da Terra do Nunca'', Depp terá uma nova chance de levar o Oscar para casa. No longa ele vive J.M. Barrie, criador da história de Peter Pan.

De bad boy a pai de família

Nem só os bons papéis renderam fama a Johnny Depp, que é conhecido pela imprensa mundial por sua inconstância. O mesmo ator, que às vezes se mostra cordial, pode bater em paparazzis que o estejam perseguindo.

Os seus romances também deram munição aos tablóides. Depp, capaz de tatuar ''Winona Foverer'' em seu braço, quebrou o quarto de um hotel em Nova Iorque durante uma briga com a amada, a atriz Winona Rider.

O astro diz, contudo, que tudo o que viveu antes de 1999 foi ilusão. Após o casamento com a cantora e atriz Vanessa Paradis, ele teve dois filhos, Lily-Rose Melody, que nasceu em 1999, e Jack, nascido em 2002. Para ele, o nascimento de sua filha é o início de sua verdadeira vida.

Curiosidades

- Entre as ex-namoradas famosas estão Kate Moss, Sherilyn Fenn, Jennifer Grey e Winona Rider;

- Após o fim do relacionamento com a atriz Winona Rider, transformou a famosa tatuagem ''Winona Forever'' em 'Wino Forever', que quer dizer ''bêbado para sempre'';

- Depp já recusou vários papéis em filmes de sucesso como o personagem de Keanu Reeves, em ''Velocidade Máxima'', de Tom Cruise, em ''Entrevista com Vampiro'', e de Brad Pitt, em ''Lendas da Paixão'';

- Foi indicado quatro vezes ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Comédia/Musical, por ''Edward Mãos-de-Tesoura'' (1990), por ''Benny & Joon - Corações em Conflito'' (1993), por ''Ed Wood'' (1994) e por ''Piratas do Caribe'' (2003). Depp recebeu, também, 2 indicações ao BAFTA de Melhor Ator, por ''Piratas do Caribe'' e ''Em Busca da Terra do Nunca''

Nenhum comentário:

Postar um comentário